Amplificação de um telescópio

19-09-2010 15:46

Como se calcula a amplificação (ou ampliação) de um telescópio?

 

Antes de tudo, temos que ter em mente que a amplificação não depende apenas do telescópio propriamente dito, depende e muito da ocular que queremos utilizar, pois a ocular é a lente que amplia a imagem que vem da objectiva do telescópio.

 

O cálculo é relativamente simples, apenas precisamos de dividir a distância focal da objectiva do telescópio com a distância focal da ocular. Por norma, a informação sobre as distâncias focais vêm no próprio telescópio e na ocular em questão.

 

 Vamos imaginar o seguinte exemplo:

- Telescópio com 900 mm de distância focal.

- Ocular com 10 mm de distância focal.

Neste caso em concreto teríamos 900/10 = 90, ou seja, teríamos uma amplificação de 90x.

 

Outro exemplo:

- Telescópio com 1000 mm de distância focal.

- Ocular com 5 mm de distância focal.

Isso resultaria numa amplificação de 200x. Vejamos: 1000/5 = 200.

 

Isto leva-nos a um outro assunto muito importante. Por vezes, se tivermos poucos conhecimentos relativos ao telescópio, caímos na armadilha de comprar um instrumento olhando apenas para a amplificação que é publicitada. É possível que algum fabricante apresente um determinado telescópio com algo do género: 300x60. Isso significa uma amplificação de 300x e uma objectiva de 60 mm de diâmetro. Tal amplificação é, em termos práticos, totalmente irrealista!

O tamanho da objectiva vai determinar a luminosidade das imagens, ou seja, quanto maior for a objectiva mais facilmente conseguiremos observar objectos de fraca luminosidade (tal como nebulosas, galáxias e outros objectos do céu profundo). Daí concluímos que o tamanho da objectiva é um dos factores mais importantes a ter em conta. Por outro lado, quanto maior for a ampliação que a ocular proporciona, menor será a qualidade da imagem. No exemplo que foi dado, uma ampliação de 300x num telescópio de 60 mm de objectiva, produziria imagens de tão má qualidade e falta de luminosidade que tornaria a observação infrutífera. Essa amplificação é possível em teoria, mas na prática resulta numa grande decepção.

 

Então coloca-se agora a seguinte questão: qual a amplificação máxima que um determinado telescópio pode proporcionar?

Normalmente, um telescópio conseguirá proporcionar imagens de qualidade com amplificações até o dobro do diâmetro da sua objectiva em milímetros. Por exemplo, no caso do telescópio com uma objectiva de 60 mm de diâmetro, poderíamos ir até uma amplificação de 120x. Para um telescópio com uma objectiva de 150 mm, poderíamos ir até uma amplificação de 300x.

Isto não é uma regra rígida, pois a qualidade da imagem depende também de outros factores, como por exemplo a qualidade dos componentes ópticos, se existe ou não muita turbulência atmosférica, se o local onde estamos é escuro ou se estamos no centro de uma cidade. Apesar de não ser uma regra rígida, é sem dúvida um ponto de partida bastante válido.

Ao comprarmos um telescópio é fundamental termos várias oculares para proporcionar diferentes ampliações, mas devemos de levar em conta os limites que os telescópios possuem nesse aspecto.