Aberrações ópticas dos telescópios

21-09-2010 21:13

Como definir aberrações ópticas?

De forma sucinta podemos dizer que são imperfeições numa imagem produzida por um sistema óptico.

 

A aberração cromatica é um efeito causado por uma lente. Para entendermos esse fenómeno, temos de ter em mente que a luz é constituída por todas as cores do espectro. Quando a luz de uma estrela passa através de uma lente, as cores sofrem um grau de refracção diferente, fazendo com que estas se "encaminhem" para pontos ligeiramente diferentes. Isso retira a nitidez da imagem e produz contornos com cores alteradas.

Este fenómeno prejudica a nitidez das imagens produzidas pelos telescópios refractores (telescópios constituidos por lentes). Porém, existem formas de minimizar esse problema. Nos telescópios refractores acromáticos, a perda de nitidez e cores alteradas é bastante reduzida, sendo para isso utilizadas duas lentes na objectiva. Existem ainda os telescópios apocromáticos, onde a qualidade da imagem é melhor do que nos acromáticos, e onde a aberração cromática é praticamente inexistente.

 

A aberração esférica é causada por um espelho esférico, daí o seu nome. As regiões de um espelho esférico que estejam a diferentes distâncias do eixo óptico refletem a luz para pontos focais ligeiramente diferentes. Um espelho com curvatura apropriada reflete todas as cores da luz de uma estrela de moda a fazê-las convergir para o mesmo ponto.

É frequente os telescópios reflectores (telescópios constituidos por lentes) possuirem um espelho parabólico para evitar a aberração esférica. A forma parabolóide é menos curvada na periferia do que no centro e assim foca correctamente a luz para um único ponto.