Very Large Telescope

19-09-2010 16:13

O Very Large Telescope (VLT) é considerado o instrumento óptico mais avançado do mundo. Trata-se de um conjunto de 4 telescópios ópticos com espelhos primários de 8,2 metros de diâmetro cada um. Existem ainda mais 4 telescópios auxiliares com 1,8 metros de diâmetro.

 

O VLT situa-se no Cerro Paranal, a 2600 metros de altitude, no deserto do Atacama, no norte do Chile. Pertence ao ESO (European Southern Observatory), em português Observatório Europeu do Sul, que é uma organização astronómica internacional constituída por 14 países membros (Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Itália, Portugal, Reino Unido, Rép. Checa, Suécia, Suiça).

 

O programa de instrumentação do VLT inclui câmaras multi-canal de grande campo, câmaras e espectrógrafos corrigidos por óptica adaptativa, espectrógrafos multi-objecto de alta resolução, cobrindo a região do espectro que vai desde os comprimentos de onda do ultravioleta (300 nm), ao infravermelho médio (24 micrómetros).

 

O VLT pode ser utilizado como um interferómetro óptico gigante, o VLTI (Very Large Telescope Interferometer), isso significa combinar a luz de vários dos telescópios, incluindo um ou mais dos 4 telescópios auxiliares de 1,8 m de diâmetro. O VLTI permite observar detalhes com precisão até 25 vezes superior aos telescópios utilizados individualmente.

 

Very Large Telescope