Tipos de Telescópios

19-09-2010 14:56

Quando um astrónomo amador procura um telescópio para efectuar suas observações, irá encontrar no mercado várias opções de escolha, pois são vários os tipos de telescópios, cada um com suas vantagens e desvantagens. É por isso importante que no momento que que vai comprar um telescópio amador já tenha umas noções básicas sobre as várias alternativas que estão disponíveis.

 

Podemos classificar os telescópios em três grupos:

- Telescópios refractores

- Telescópios reflectores

- Telescópios catadióptricos

 

 Telescópios refractores

 

Este tipo de telescópio é constituído por um tubo geralmente longo, onde numa extremidade está a objectiva que é uma lente que capta a luz. Na outra extremidade encontra-se a ocular onde podemos ver a imagem. O telescópio refractor é muitas vezes chamado de luneta.

 

O telescópio refractor tem uma desvantagem que é a chamada aberração cromática, um efeito causado pelas lentes pois estas possuem um índice diferente de refracção para diferentes comprimentos de onda da luz. Como é óbvio tal fenómeno causa a perda de alguma nitidez. Para minimizar esse problema, foram criados telescópios em que a objectiva é constituída por duas lentes, os chamados telescópios refractores acromáticos. Existem ainda os telescópios refractores apocromáticos, significativamente melhores que os acromáticos. Os apocromátricos, em alguns casos, possuem uma objectiva constituída por mais de dois elementos ópticos. As objectivas dos telescópios apocromáticos incorporam vidros ED (baixa dispersão) ou fluorite. A aberração cromática é reduzida ao mínimo nos apocromáticos, sendo que estes instrumentos ópticos possuem uma qualidade muito elevada, reflectindo-se também no preço.

 

Os telescópios refractores acromáticos têm custos relativamente acessíveis, principalmente se as suas aberturas (ou objectivas) não forem superiores a 80 mm. Já os apocromáticos, devido à sua maior qualidade, são bem mais caros.

 

Um telescópio refractor de qualidade permite bom desempenho essencialmente nas observações da Lua e dos planetas do Sistema Solar. Obviamente que quanto maior a objectiva tanto melhor, porém este tipo de telescópio encarece muito à medida que o tamanho da objectiva também aumenta.

 

telescópio refractor

 

 

 

Telescópios reflectores

 

O telescópio reflector é constituído por uma objectiva que, ao contrário dos refractores, é constituído por um espelho primário que fica no fundo do tubo. Esse espelho recebe e reflecte a luz para um outro espelho (secundário), que está inclinado 45º em relação ao eixo óptico, refletindo a luz para a ocular que permite visualizarmos a imagem.

 

Para igual abertura, um telescópio reflector de Newton é o telescópio mais económico. Quer isto dizer que para um determinado preço, é com um telescópio reflector de Newton que se consegue a maior abertura.

 

Os reflectores, por funcionar com espelhos em vez de lentes, não têm o problema da aberração cromática, como têm os refractores, sendo esse um aspecto muito importante.

 

Telescópio reflector

 

 

 

Telescópios Catadióptricos

 

O telescópio catadióptrico é constituído por uma lente colocada na extremidade do telescópio, por onde a luz atravessa em primeiro lugar, e depois chega ao espelho primário no fundo do tubo que reflecte a luz para um espelho secundário. Podemos dizer que é uma mistura de refractor com reflector.

 

Há vários tipos diferentes de telescópios catadióptricos, como o Schmidt-Cassegrain ou o Maksutov-Cassegrain.

A nitidez de imagem é ligeiramente menor que nos melhores refractores apocromáticos, ainda que um catadióptrico seja mais barato que estes, porém mais caro que um reflector de igual abertura.

 

Estes telescópios são muito portáteis, mesmo para aberturas consideráveis. Para uma mesma abertura, estes são telescópios mais curtos que os reflectores e refractores.

 

Telescópio Catadióptrico