Telescópio Espacial Hubble

20-09-2010 16:37

O Telescópio Espacial Hubble (HST), é um telescópio que orbita o nosso planeta Terra, lançado pela Agencia Espacial Americana (NASA) a 24 de Abril de 1990. O telescópio Hubble opera na faixa da luz visível, da ultravioleta e do infravermelho.

 

Em comparação com os telescópios profissionais terrestres, o telescópio espacial Hubble tem uma abertura relativamente pequena, 2,4 metros. Porém, tem a grande vantagem de receber imagens sem a perturbação causada pela atmosfera.

Essa é uma das maiores limitações que os telescópios na Terra possuem. A luz provém dos corpos celestes, e antes de chegar ao telescópio tem de passar pela atmosfera, sendo que esta acaba por distorcer as imagens obtidas. Como comparação, é como se observássemos a rua através de uma janela em que o vidro fosse irregular e defeituoso.

O telescópio espacial Hubble no espaço consegue imagens de grande resolução e nitidez, permitindo ver objectos mais longínquos e com mais pormenores que os maiores telescópios terrestres.

 

A ideia de enviar um telescópio para o espaço vem já da década de 20 do séc XX, com o cientista alemão Hermann Oberth. Mais tarde, na década de 40, o astrofísico Dr Lyman Spitzer reforçou essa ideia e apoiou a construção de um observatório no espaço. Naquela época esse empreendimento era impossível de concretizar, a tecnologia ainda não permitia tal feito.

Os anos foram passando e a ideia começou a ser desenvolvida e a ganhar forma, até que em 1990 é lançado o primeiro telescópio espacial. O nome “Hubble” é uma homenagem ao astrónomo americano Edwin Hubble, um dos mais marcantes do século passado.

Depois do lançamento e até aos dias actuais, este telescópio espacial já teve vários problemas que foram sendo corrigidos. Apesar disso, desde que o “Hubble” está em funcionamento, foram muitas as descobertas realizadas por este, e produziu inúmeras imagens dos mais variados corpos celestes e que são de facto de grande beleza.

 

Site da NASA Sobre o Telescópio Hubble: https://hubblesite.org/

Site da ESA sobre o Telescópio Hubble: https://www.spacetelescope.org/

 

Telescópio Espacial Hubble