Quem inventou o telescópio?

19-09-2010 16:58

Em 1610 surgiu um livro que viria revolucionar a nossa maneira de ver o universo, trata-se do "Sidereus Nuncius" (geralmente traduzido para português como "Mensageiro das Estrelas"), escrito por Galileu Galilei.

Neste livro o autor expõe as suas descobertas feitas com o então recém-inventado telescópio. Nessa época, os primeiros telescópios eram pequenas lunetas com muitas limitações e imperfeições, mas apesar disso foram muitas e surpreendentes as descobertas realizadas. 

 

Nesse livro, Galileu fala sobre a superfície da Lua, da Via Láctea, das nebulosas, das estrelas fixas, e dos quatro satélites de Júpiter. Este foi o primeiro documento onde constam resultados de observações de corpos celestes feitas com um telescópio. Sem dúvida que Galileu teve muito mérito ao reconhecer as potencialidades da luneta no estudo do céu, porém não foi ele o inventor deste instrumento óptico. Neste mesmo livro Galileu admite: "Há cerca de dez meses chegou aos nossos ouvidos o rumor de que um belga* havia construído uma luneta com o auxílio da qual os objectos visíveis, mesmo que estivessem muito afastados da vista do observador, se viam distintamente como se estivessem próximos".

 

*Nota: Segundo a tradução para português feita por Henrique Leitão (Fundação Calouste Gulbenkian), existe a informação que neste texto a palavra "belga" tem um sentido muito lato e há quem sugira que se deverá entender como um habitante das Províncias dos Países Baixos.

 

O verdadeiro inventor do telescópio é difícil de definir. Geralmente esta invenção é atribuída a Hans Lippershey, natural da Alemanha, que posteriormente adquiriu nacionalidade holandesa. Este, em 1608, tentou patentear a invenção do telescópio, porém nunca conseguiu esta sua pretensão. Nessa mesma altura outros tiveram a mesma pretensão, nomeadamente Adrien Metius e Zacharias Jansen. Existem estudos que indicam que o telescópio poderá ter sido inventado na Itália uns anos antes, e que essa luneta serviu de modelo para a luneta de Zacharias Jansen. O próprio filho de Zacharias Jansen terá relatado que seu pai fabricara o primeiro telescópio em 1604, seguindo o modelo de um instrumento italiano em que constava a indicação do ano de 1590.

 

O italiano Giovanni Battista della Porta é outro candidato. Em 1609 reivindicou a sua primazia em relação à invenção da luneta, e até o famoso astrónomo Kepler referiu o seu trabalho neste campo, ainda que não tenha afirmado que Giovanni Battista della Porta fosse efectivamente o inventor da luneta.

 

Em 1571 foi publicado um livro do matemático inglês Leonard Digges que propõe um sistema com lentes que pode ser considerado o percursor do telescópio. Este sistema teria sido baseado no trabalho anterior de Roger Bacon que viveu no séc XIII, não se sabendo se este alguma vez teria construído um telescópio.

 

Outros nomes surgem como possíveis inventores da luneta, como por exemplo o inglês William Bourne (ca 1535-1582), o italiano Girolamo Fracastoro (ca 1478-1553) ou o catalão Juan Roget.

 

Este assunto é realmente controverso, e não é possível por agora afirmar com toda a certeza quem foi o primeiro a construir um telescópio, mas devemos levar em conta que o telescópio começou a ser realmente difundido a partir do trabalho do holandês Hans Lippershey, daí ele ser tradicionalmente conhecido como o seu inventor. Posteriormente Galileu aplicou a luneta para fins científicos, e fê-lo de tal forma que começou uma verdadeira revolução na ciência.

 

Telescópio de Galileu