Antes de comprar um telescópio

18-09-2010 23:44

O céu nocturno cheio de estrelas é realmente fascinante. Não é de estranhar que muita gente sinta vontade de aprofundar seus conhecimentos nesta área e passe a procurar um instrumento óptico para poder observar outros corpos celestes invisíveis à vista desarmada. Se esse é o seu caso dou-lhe os meus parabéns por se interessar por um assunto tão fascinante como é a astronomia. Mas, antes de começar a procurar um telescópio, é bom certificar-se que possui os conhecimentos básicos para poder tirar o máximo partido deste importante instrumento.

 

Existem pessoas que quando descobrem este hobbie, pretendem logo comprar um telescópio. Tal decisão, quando feita de forma precipitada, pode-se tornar numa desilusão para o comprador. Talvez ache interessante observar a Lua, os planetas, e pouco mais, pensando que nada mais há de interessante para observar. Aí coloca o telescópio de parte e fica com a sensação que foi dinheiro mal gasto.

 

Para evitar essa desilusão, é necessário primeiro que tudo familiarizar-se com o céu nocturno antes de comprar um telescópio ou mesmo uns binóculos. É fundamental observar o céu à vista desarmada, e com a ajuda de um mapa celeste aprender a localizar as constelações, principalmente as mais evidentes, e consequentemente também identificar as estrelas mais brilhantes. Para além dos mapas celestes que vêm frequentemente em livros e revistas de astronomia, também existem vários programas na internet que poderão dar uma ajuda valiosa, como por exemplo o Stellarium. 

 

Mapa do Céu

 

Depois de passar algumas horas a observar o céu nocturno a olho nu e a identificar estrelas e constelações, estará em condições de dar o passo seguinte. O ideal será observar o céu com uns binóculos antes de passar para o telescópio propriamente dito.

Com uns binóculos aprenderá a conhecer melhor o céu, poderá ver alguns objectos celestes invisíveis à vista desarmada, e começará a familiarizar-se com um instrumento óptico mais simples de manusear que um telescópio e com um campo visual bastante maior que este. De preferência, os binóculos deverão de estar montados num tripé para obter imagens fixas e sem os habituais tremores quando observamos o céu nocturno sem tripé.

Para se escolher uns binóculos que sirvam para este efeito, é importante certificar-se da qualidade da imagem, pois como é evidente, existem binóculos com boa qualidade de imagem e outros de qualidade medíocre.

 

Para além disso, podemos considerar uns binóculos 7x50 ou 10x50, como suficientes para uma primeira abordagem à utilização de instrumentos ópticos na observação do céu.

Neste ponto impõe-se a seguinte questão: o que significa 10x50? O primeiro número, neste caso o 10, significa as vezes que esses binóculos aumentarão a imagem, ou seja, neste caso irá ampliar 10 vezes; o segundo número, neste caso o 50, significa o tamanho das objectivas dos binóculos em mm (milímetros) e determina a captação da luz por parte dos mesmos. Se compararmos dois binóculos com o mesmo tamanho de objectiva, os binóculos com menor ampliação apresentarão imagens mais luminosas que os binóculos de maior ampliação. Por exemplo, os binóculos 7x50 serão mais luminosos que os 10x50, porém os 10x50 apresentarão imagens maiores que os 7x50.

Poderíamos ir mais longe nesse assunto, mas por agora o mais importante é ter a noção que, desde que a qualidade óptica seja boa, uns binóculos 7x50 ou 10x50 são um bom começo, até mesmo porque geralmente esses binóculos têm um custo relativamente baixo.

 

A experiência obtida com os binóculos facilita a posterior utilização do telescópio e torna-a mais gratificante e entusiasmante. Por isso é tão importante a observação com binóculos, pois não basta apontar um telescópio para qualquer parte do céu ao acaso, ou simplesmente olhar um determinado objecto celeste com o referido telescópio. É fundamental não apenas olhar, mas sim saber observar e entender aquilo que se nos apresenta diante dos olhos.

Para além disso, os binóculos continuarão a ser úteis mesmo para quem tem um telescópio. Os binóculos apesar de terem limitações, são um instrumento óptico muito importante para os astrónomos amadores.

 

Binóculos

 

Depois de passar algumas horas a observar o céu nocturno à vista desarmada, a familiarizar-se com as estrelas e constelações, e também depois de saber utilizar uns binóculos, estará preparado para dar o passo seguinte de comprar um telescópio. Existem vários tipos de telescópios para os mais variados preços, que vão desde simples lunetas até a telescópios amadores bastante sofisticados.

 

Muito Importante: NUNCA tente observar o Sol com um instrumento de observação sem utilizar os devidos filtros apropriados para o efeito, filtros esses que podem ser encontrados em lojas da especialidade. Olhar o Sol com um instrumento óptico sem esses filtros causa cegueira.

 

Neste site encontrará informações que lhe poderão ser muito úteis quando for dar esse passo de comprar um telescópio.

 

Em outro site da minha autoria desenvolvo um pouco mais este tema. Veja os artigos: Comprar um teles cópio e Binóculos e as observações astronómicas. Para saber alguns detalhes sobre o software Stellarium, aceda ao artigo: Stellarium - Programa de Astronomia.